quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Sensibilidade dentária

O que é a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária é a dor de dentes causada pelo desgaste de qualquer superfície do dente ou do tecido gengival. A causa mais comum da sensibilidade dentária nos adultos é a exposição de raízes dentárias devido à recessão gengival. As raízes não estão cobertas por esmalte e, por isso, centenas de canalículos dentinários que comunicam com o nervo do dente (polpa) estão expostos.

Como saber se tenho sensibilidade dentária?
Se já sentiu alguma vez uma sensação dolorosa nos dentes após beber ou comer alimentos ou bebidas quentes ou frias, já teve sensibilidade dentária. Esta é uma situação que afecta um em cada quatro adultos, sendo uma condição que aparece e pode desaparecer ao longo dos tempos.

Como se trata a sensibilidade dentária?

Em primeiro lugar, informe o profissional de saúde oral.
Os dentes sensíveis podem ser normalmente tratados com sucesso. Pode-lhe ser recomendado fazer uma escovagem com um gel de flúor ou um bochecho de flúor. Também pode experimentar pastas dentífricas pouco abrasivas, com uma composição específica para dentes sensíveis. Pergunte ao profissional de saúde oral quais os produtos para a sensibilidade dentária mais indicados para si.
Escove correctamente os dentes, caso contrário pode provocar-lhes desgastes desnecessários, tornando-os sensíveis. Uma escovagem excessivamente forte, a utilização de escovas de dentes duras, a ingestão frequente de bebidas gaseificadas, a existência de uma prótese removível desajustada podem conduzir à abrasão (desgaste da superfície dentária).

1 comentário:

V disse...

Gostei do blog :-)

JV

http://netdentista.com