quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O que é uma boa higiene oral?

Uma boa higiene oral é aquela que resulta da remoção eficaz dos restos alimentares (principalmente após as refeições) e ao mesmo tempo impossibilita a “ligação” de um conjunto de bactérias aos dentes e gengivas, de forma a impedir a destruição dos dentes pela acção dessas bactérias.

Se as suas gengivas doem ou sangram ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário ou ainda se apresenta mau hálito constante ou sensibilidade dolorosa nos dentes e gengivas, deve visitar um profissional de saúde oral. Qualquer uma destas situações pode resultar de um problema de saúde e por si só pode originar importantes impactos na sua qualidade de vida.

A higiene oral é o principal factor salutogénico da cavidade oral. Assim, quase todas as doenças que afectam a cavidade oral podem ver a sua progressão travada pela existência de uma correcta e eficaz higiene.

A principal função da higiene oral é a remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes e deve iniciar-se como hábito diário desde o nascimento do primeiro dente do bebé.

Como é que os adoslescentes podem manter os dentes brilhantes e saudáveis?

A melhor maneira dos adolescentes manterem um sorriso bonito e dentes saudáveis é continuar a manter os bons hábitos orais iniciados durante a infância:



  • Escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta dentífrica com fluor para remover a placa bacteriana. A placa bacteriana é a principal causa da cárie dentária e das doenças gengivais.
  • Usar o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e abaixo da linha gengival. Se a placa bacteriana não é removida diariamente, pode endurecer e transformar-se em tártaro - uma estrutura rígida, desagradável e amarelada.

  • Ingerir o menor números de alimentos açucarados e com hidratos de carbono, especialmente alimentos muito adesivos.

  • Visitar o dentista regularmente para fazer uma destartarização e uma consulta de rotina.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Análises dos inquéritos

Com a análise dos dados dos inquéritos concluímos que tanto os alunos do secundário com os do ensino basico da nossa escola se preocupam com a sua higiene oral. Assim, como demonstram os gráficos, a grande maioria tem cuidados com os seus dentes, escovando-os e usando outros métodos que complementam a lavagem dos dentes, como o uso de soluções orais e o fio dental. Também verificámos que a grande maioria dos alunos vai frequentemente ao dentista, para consultas de rotina, tratar dentes ou para reajustar o aparelho.

Resultados dos inquéritos

Aqui estão os resultados dos inquéritos, realizados aos delegados e subdelegados de turma do ensino básico e secundário, no 1º período, com intenção de avaliar o nível de higiene oral dos alunos:










segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Higiene Oral é importante?

“Um estudo realizado pela DECO (Associação de Defesa do Consumidor) a 5522 pessoas entre os 13 e os 74 anos, concluiu que um em cada cinco portugueses já perdeu, pelo menos dez dentes e mais de um terço não vai a consultas dentárias de rotina devido aos preços praticados nos consultórios. Para esta associação este facto transmite a existência da necessidade de colocar-se higienistas orais no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os inquiridos, 13% dos adultos e 4% dos adolescentes, dizem-se insatisfeitos com o aspecto dos seus dentes. Os adolescentes queixam-se sobretudo do alinhamento, enquanto os adultos apontam a falta de dentes. E 10% sente mesmo a sua aparência afectada e embaraço ao sorrir, sendo que 20% dos inquiridos se queixa de dores, sensibilidade dentária, sangramento das gengivas, desconforto a comer e mau hálito.
Apesar disso, concluiu-se que 30% não pratica uma correcta higiene oral, consistindo em lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e utilizando o fio dental.
A higiene dentária e as consultas de rotina são essenciais, para prevenir problemas da boca. Mas 7 em cada 10 portugueses queixam-se do elevado preço dos tratamentos”, Dr. Cassiano Scapini, cirurgião-dentista formado em Odontologia em 1988, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRG). Presidente da ABOP - Associação Luso-Brasileira de Saúde Oral, reside em Portugal há 11 anos, onde exerce a profissão de Médico Dentista.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Apresentação

No âmbito da disciplina de área de projecto do 12º ano, estamos a fazer um projecto sobre Higiene oral. Neste blog serão disponibilizados todos os ficheiros e trabalhos que nós achemos revelantes para o tema tratado.